Qual a sua idade? Você já parou pra pensar sobre os efeitos da menopausa na sua vida? Você já está nela ou esse assunto ainda é um tabu para você?
Normalmente as mulheres não gostam de falar sobre menopausa, porque infelizmente associam esse período ao envelhecimento, e convenhamos… ninguém gosta de se sentir velha! (bem do jeito pejorativo aqui sim).
Assim como todas as mulheres um dia menstruaram e poucas realmente estavam preparadas para esse momento (assim como suas mães), todas as mulheres um dia irão encerrar esse ciclo e esse assunto precisa ser conversado, pois os sintomas começam a aparecer em média 10 anos antes da menopausa realmente chegar.
O início dessa menopausa está diretamente ligado ao início da menstruação para as mulheres, então quanto antes menstruou, antes entrará na menopausa. Porém, assim como foi com o início da menstruação, esse período não precisa ser sofrido, doloroso, até porque hoje você tem algo que não tinha quando iniciou a menstruação… maturidade e conhecimento!
Uma vez estava com algumas amigas e uma delas (que inclusive menstruou bem cedo) estava num momento de vida de muita irritabilidade com todos, inclusive com ela mesma. Chegou a dizer que nem ela estava se aguentando. Achei bem positivo, pois ela realmente notou que algo não estava certo com ela, mesmo sem saber identificar a origem.
Foi então que falei: “Como estão seus exames? Será que não são sintomas do início na menopausa?”
Nesse momento, eu queria que um buraco se abrisse para que eu fugisse por ele, porque todas me olharam como se eu tivesse ofendendo a todas nós e começaram a externalizar de diversas formas que todas nós (todas temos a mesma média de idade 39-40) ainda somos muito jovens para isso!
Nessa hora lembrei de uma frase da música da Sandy, não sei se você conhece “sou jovem pra ser velha, e velha pra ser jovem”. Realmente, esse processo do envelhecimento para mulher, acredito ser muito mais sofrido do que é para os homens. O desejo de manter a juventude é muito grande. Porém, existem diversas formas de encararmos esse momento de modo mais leve.
O assunto menopausa, por mais que todas nós iremos passar (ou já estamos passando) acaba sendo um período de muita solidão e tristeza e entendi o motivo: as mulheres têm medo de falar sobre ele!
O fato da mulher deixar de menstruar, não quer dizer que ela deixou de ser mulher, nem nada disso. Ele representa apenas o encerramento do período fértil.
Lógico que os sintomas irão variar de mulher para mulher, porém quanto mais compartilhado for esse assunto, sobre como cada uma está lidando, o que está sentindo, quais mudanças notou em si, se sentiu os calores na madrugada ou não, melhor será esse momento, mais fácil de passar por ele será, porque a sensação de não estar sozinha ajudará muito.
Claro que você poderá compartilhar com seu companheiro esse momento, afinal temos que concordar que ele será um dos maiores impactados além de você por essa fase, mas por mais empático que ele seja, ele jamais saberá o que realmente está acontecendo com você.
Ouvi um podcast chamado Zen Vergonha, da Fernanda Lima, o qual te recomendo de olhos fechados, em que na primeira temporada ela traz esse assunto, a menopausa, e uma frase da Zelia Duncan mexeu muito comigo, onde ela retratrou que ela é casada com outra mulher e isso ajudou muito nessa fase, por ambas entenderem uma a outra.
Fiquei refletindo muito sobre isso, ainda mais quando trouxe o assunto para uma roda de amigas e ele não foi nada bem aceito… sobre a importância de falarmos abertamente sobre isso para não nos sentirmos tão sozinhas!
Aceitarmos que é algo que TODAS NÓS, querendo ou não iremos passar e que existem várias formas de trazer uma leveza, na medida do possível, para essa fase, como reposição hormonal, géis, adesivos, chás, exercícios físicos, mudanças na alimentação, entre tantas outras opções, que muitas vezes, trocando informações entre amigas tudo ficará mais leve e fácil.
Lógico que vem junto com essa transformação da nova fase, algo que dificulta muito o sexo, que é a secura vaginal.
E isso é muito fácil de resolver! Cremes vaginais com princípios ativos que auxiliam a lubrificação, e claro, muito lubrificante!
Pasmém, não sei se você sabe, mas quanto mais sexo você fizer, mais estímulo seu corpo irá produzir e isso auxiliará muito também nessa fase.
Ou seja, a preparação para menopausa, não deve vir quando os ciclos começarem a ficar espaçados, mas sim, antes!
Quanto antes você se preparar para essa fase, maiores serão os benefícios para você e para todos à sua volta (sim, a família acaba sofrendo junto).
Se pudesse te dar uma sugestão, converse sobre esse tema com suas amigas, traga ele para o centro da roda, pois quanto antes as mulheres aceitarem que menopausa não é sinônimo de envelhecer mas sim do início de um novo ciclo, antes poderemos ajudar ainda mais umas às outras a termos mais qualidade de vida, de saúde mesmo física e mental!